Qual o momento mais marcante que viveu durante sua trajetória de luta pela conservação da natureza amazônica?
R: Foi quando o Cristalino Lodge ganhou dois prêmios de conservação internacionais: Global Vision Award, World Savers Award nos EUA e o Prêmio Cláudia no Brasil, porque através destes prêmios a comunidade local e regional passou a entender e valorizar o meu trabalho.
Como a senhora vê o futuro da conservação da Amazônia em um cenário de mudanças climáticas e crescente desmatamento? Quais iniciativas são mais urgentes para a proteção da região?
R: A Amazônia, a maior floresta tropical contínua do nosso planeta, representa o maior ativo e o maior tesouro do Brasil. Infelizmente, o cenário de grilagem de terras públicas e indígenas, juntamente com o fogo criminoso, o avanço do agronegócio sobre a floresta, agravado pelas mudanças climáticas constituem uma ameaça premente. As iniciativas precisam estar concentradas em atividades que mantenham a floresta em pé, como o ecoturismo, bioeconomia, agrofloresta, projetos de carbono, apoiados em pesquisas científicas e aplicadas. Precisa também haver uma fiscalização, seguida de punições severas e uma mudança de mentalidade do brasileiro em geral, especialmente daqueles que ocupam cargos políticos, desde vereadores, prefeitos, governadores, deputados e senadores, através de um processo de alfabetização ecológica, para deixar de ser uma disputa entre posições politicas de direita ou de esquerda. Precisamos ser todos a favor da vida de todos os seres vivos, pois, dependemos da Pacha Mama, a nossa mãe terra para existir.
A fundação Ecológica Cristalino, O Cristalino Lodge e a RPPN do Cristalino nasceram do sonho de conservar a floresta e mostrar seu valor em pé. Qual o sentimento que a senhora tem de ver todo esse grande projeto se desenvolvendo e crescendo na região?
R: Tenho uma imensa satisfação e crença no futuro da Amazônia em pé, gerando emprego e renda para as comunidades. Meu trabalho pioneiro gerou um grande impacto na região, com desenvolvimento de outros projetos de conservação e ecoturismo, que está sendo replicado em outros estados também.